Mapa do Sítio Ipê

Mapa do Sítio Ipê

28 de junho de 2011

Conhecendo mais o Cão Pastor da Mantiqueira

TEXTO RETIRADO DO BLOG http://pugalicedisse.blogspot.com/2009/09/pastor-mantiqueira.html
"A serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É nessa região brasileira que predominam pequenas e médias propriedades que têm como tradição uma economia com base na pecuária leiteira.

Nessas propriedades são utilizados como ferramentas de trabalho os cavalos do sul de Minas (Mangalarga Marchador, Campolina, etc.) e os cães que ajudam com o gado diariamente. Esses cães, ágeis, leves e corajosos, além de imporem respeito ao gado, chegam até a lugares em que os peões com seus cavalos não conseguem, devido ao relevo acidentado da serra. Esses cães tornaram-se durante séculos ferramentas indispensáveis no manejo do gado, formando um trio inseparável: peão, cavalo e cão. Esse é o chamado Pastor Mantiqueira.
Acredita-se que o Pastor Mantiqueira tenha em sua formação o sangue dos cães que chamávamos de "policial", e também outros cães pastores Alemães, Belgas, Malinois, Holandeses, etc. Na região da Mantiqueira, sofreram uma seleção baseada na necessidade dos peões que precisavam de um bom cão e por isso sempre procuraram dentro de seu conhecimento, acasalar os melhores animais e se orgulhavam deles, uma história muito semelhante a dos cães da região Britânica de “Borderland”, que fica na divisa entre Pais de Gales, Escócia e Inglaterra, da onde se origina os grandes cães pastores Border Collie.
As principais características do Pastor Mantiqueira são:
. pelagem sólida (sem manchas) e bem pigmentada, com comprimento de pelos variáveis indo do longo ao curto;
. tamanho médio;
. orelhas eretas;
. focinho fino;
. três tipos básicos de cores: o preto, o branco ou creme e o “azulejo” ( base amarela com pelos pretos).

Padrão de comportamento: rústicos, ativos e rápidos, bons instintos que os ligam fortemente ao rebanho, fiéis, corajosos e grandes amigos. Sua grande capacidade de trabalho fazem com que sejam uma ferramenta muito eficiente e praticamente indispensável para o vaqueiro da serra da Mantiqueira.

Devemos ficar atentos porém, ao fato de que está ocorrendo uma rápida mudança de atividade econômica na região. O gado está perdendo espaço para a agricultura e a indústria do turismo e todas essas alterações estão diminuindo drasticamente o número deste cão que é sem a menor sombra de duvida, um autentico patrimônio genético brasileiro.

Devido a essas mesmas mudanças, o Pastor Mantiqueira poderá estar fortemente ameaçado de extinção, por isso precisamos preservá-lo."

NÓS, DO SÍTIO IPÊ TEMOS FILHOTES DE CÃO PASTOR DA MANTIQUEIRA À VENDA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

8 comentários:

  1. Nossa cara, parabens!! Muito legal seu blog, mantendo as tradições!
    Na verdade descobri outro dia a existencia de um grupo de pessoas que estão tentando fazer o famoso Policial caipira ser reconhecido como uma raça brasileira o Pastor da Mantiqueira,ja que tem diminuido bastante o numero desses animais aqui em MG. Moro em Delfim Moreira, e tenho uma cadela pastor da mantiqueira que tem muita qualidade pra trabalhar, porem acho que ela renderia muito mais se fosse treinada, vi no seu blog que vc treina seus cachorros, gostaria de saber se vc fez algum curso ou se tem alguma dica pra me dar sobre onde posso obter treinamento para adestramento de pastoreio!!! Se puder me ajudar agradeço!!!

    Abraço

    Romeo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Romeo.
    Quem adestra os cães é o Pedro Calasans, o facebook dele é http://www.facebook.com/profile.php?id=100002400242759&ref=ts. Faremos no final desse mês (ou no começo do próximo) mais uma breganha no sítio, se quiser e puder ir, está convidado.
    Entre em contato conosco via e-mail se puder, rubenscalasans@hotmail.com.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. meus parabens, esse cão é demais, sou de tres pontas sul de minas, mas atualmente moro em eunapolis, bahia, tenho interesse em adquirir um cao desses qual o valor?qual o temperamento dos caes, sao bravos mesmo?aguardo retorno no emal heltonfb@yahoo.com.br ou 73 8149-0873 ou 73 3261 7638.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo! vamos entrar em contato com você via e-mail ou telefone. obrigada por deixar seu contato.

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se essa raça se adapta ao meio urbano...

    ResponderExcluir
  6. Como ficaria se mistura-se pastor alemão com o pastor da mantiqueira

    ResponderExcluir
  7. Como ficaria se mistura-se pastor alemão com o pastor da mantiqueira

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Sou de Jacareí SP moro em um sitio
    Gostaria de saber o preço do filhote fêmea,tenho um macho e gostei muito desta raça.
    Obrigada.
    Sonia
    soparecidasoares65@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, mas se quiser manter contato, envie-nos um e-mail. abç